Árvore de páginas

Atualização Necessária

Todo o conteúdo deste espaço carece de atualização e, embora tenha validade nas suas intenções, as informações existentes podem ter divergências quanto à realidade atualizada, pois tratam-se de materiais bastante antigos (alguns com mais de 5 anos de existência) e que sofreram adaptações e evoluções ao longo dos anos, sem terem sido atualizados aqui.
Assim, pede-se ao leitor evitar de tomar decisões com base apenas no material aqui existente.

Skip to end of metadata
Go to start of metadata

SVN

AVISO

Estamos reorganizando essa página.
As informações apresentadas são consistentes, porém incompletas ainda. Esperamos finalizar esse ajuste em breve.

Introdução

Bem vindo.

3PUP é o processo de desenvolvimento de software da 3layer Tecnologia. Tendo uma filosofia Semi-Ágil, o 3PUP é baseado na FDD e aplica práticas do Scrum, UP, XP e XProcess como complementos. Aderente ao PMBOK, o 3PUP tem como alvo o Nível C do MPSBR.

Visão Geral

Abaixo, você pode ter uma visão geral do Processo 3PUP:

Saiba Mais

O Processo 3PUP enquadra-se nas chamadas Técnicas Ágeis, uma vez que prevê ciclos pequenos de trabalho com entregas rápidas que produzem perceptível valor para o cliente.

Porém, visto que precisamos trabalhar com projetos que exigem uma maior estruturação para controle de longo prazo e projeções de custo (de tempo, de dinheiro, de recursos, de riscos, etc.), incluímos algumas premissas na estrutura, tal como os Portões de Fase.

Nesse sentido, o Processo 3PUP pode suportar tanto projetos de ciclo curto como projetos de intervalos maiores, que exigem grande planejamento e controle.

É por este background ao mesmo tempo ágil como faseado, que o 3PUP é formalmente definido um processo Semi Ágil.

Outros

5 Comentários

  1. Artigo neutro muito bom do InfoQ sobre Toolkit para estimativa de projetos ageis, com tecnica WAG: http://www.infoq.com/articles/estimation-toolkit

    Artigo "marketeiro" da VersionOne, mas tambem com informacoes boas sobre o que sao e quais caracteristicas norteiam times ageis: http://www.infoq.com/vendorcontent/show.action?vcr=1274

    1. Post do JoelOnsoftware sobre estimativas usando evidencias (passado) http://www.joelonsoftware.com/items/2007/10/26.html
      Na pratica, eh baseado em organizacao do projeto em tarefas pequenas (maximo de 16h), acompanhamento historico dos desenvolvedores (para saber medias e tempos e desvios na produtividade), em com base nisso usar Analise de Monte Carlo para simular o futuro... o Software FogBuz tem esssa tecnica incluida... no Jira, poderiamos usar o campo WorkRatio como base para calcular a velocidade do desenvolvedor e desenvolvermos um relatorio customizado para mostrar as projecoes, tal como esta para os desvios:

      e esta para as projecoes de entrega

  2. Bom exemplo de uso do Eclipse EPF para descricao de processo: http://www.intranet.ufpr.br/pds-ufpr/site/index.htm

  3. Vide plugin da Okapya para o Jira, em http://okapya.com/content/configuring-rekall que parece fazer algo semelhante...