Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Bitbucket Server 5.0 - Bamboo 6.0: Trazendo DevOps para a empresa

Jonas Gomes
jonas.gomes@3layer.com.br

Por anos, Bitbucket Server e Bamboo tem tomando muitos desafios, ajudando times a construir mais rápido e melhor o seu produto. Hoje a Atlassian está levando isto a um entalhe com Bitbucket Server e Data Center 5.0 e Bamboo 6.0, dando aos times de desenvolvimento a liberdade, velocidade e automação que todos os desenvolvedores tanto desejam para satisfazer as demandas necessárias das organizações.

DevOps para a Empresa

Adotando DevOps na empresa é mais do que somente melhorar a comunicação entre operações e desenvolvimento, práticas de integrações mordenas, ou o tipo de controle de versão no lugar. Coisas como conformidades e escala tornam-se tão importantes. Ferramentas devem fornecer liberdade e estrutura, escalabilidade e performance - Coisas que muitas vezes não são encontradas juntas.

As Ferramentas Atlassian têm a capacidade única de tornar os workflows do DevOps uma realidade, garantindo a rastreabilidade, disponibilidade e por sequência todos permanecem intactos. No Bitbucket Server e Data Center 5.0, e Bamboo 6.0 estamos aumentanto a ante com uma verificaão de commit GIT HOOK e atualizações para smart mirrosIremos falar sobre isso logo logo.


Verificação de Commit

Git e controle de versão distribuídas possui alguns benefícios fora da caixa, mas controle de acesso e workflows nao está entre eles. Por exemplo, sem a ferramenta de gerenciamento GIT, um desenvolvedor pode realizar o Push commits que outros escreveram para o repositório central.

Isso cria problemas para a organização com estrita rigidez e requisitos de conformidade. Bitbucket deixa você endereçar isso através de permissões e controles de fluxo de trabalho, incluindo Git Hook. Em 5.0, a Atlassian adiciou um nova verificação de commit hook, que impõe que apenas atores de um commit pode realizar a operação push nessas mudanças de volta para o Bibucket Server ou Data Center. Agora você pode dormir tranquilo sabendo que é o único que pode realizar as mudanças em seu repositório. (big grin)


Smart Mirroring sendo mais inteligente

Smart mirroring no Bibucket Data Center é uma maneira tranquila de fornecer à equipe geograficamente dispersa uma cópia somente leitura do repositório. Puxando atualizações de um local mirror, times podem fugir da dor da alta latência e internet com uma banda baixa em operações como Clone. Todas as autenticações, permissões, e atualizações são controladas por uma instância do Data Center mestre, deixando a manutenção do administrador mínima.

No Bitbucket Data Center 5.0 a Atlassian está introduzindo o cache de autenticação - um caminho para os usuários finais para manter o acesso mirror caso aconteça os eventos de interrupções curtas. Ao invés de comunicar o principal servidor para cara evento de login, credenciais são guardadas em caches no mirror por 5 minutos de uma vez. Se a conexão de rede é desigual ou o servidor principal está offline, usuários podem continuar a usar as operações fetch/clone usando as credenciais guardadas no navegador (cache). Você pode descansar tranquilo sabendo que o cluster ativo-ativo do Bibucket Data Center, recuperação de desastres e agora cache de autenticação garante que seu código estará sempre disponível, tanto online quanto offline. Maneiro isso, não?


Produtividade à escala

Com DevOps, As equipes de desenvolvimento aumentam a produtividade através da automação do fluxo de trabalho,  comunicação mais perto entre as equipes, e fácil acesso a informação (e.g build e status de desenvolvimento em issues do JIRA e pull requests). Bitbucket  Server & Data Center 5.0 e Bamboo 6.0 traz esses elementos chaves para a empresa com mais transparência e modernização do lançamento do pipeline


Bamboo Specs

Antes de tudo, a Atlassian modernizou o caminho que os builds são configurados com o Bamboo Specs, a habilidade para definir uma configuração do plan com código. Mudando as configurações de builds não precisa mais editar a interface do Bamboo, agora as configurações podem ser guardadas em código. Além de simplificar a aplicação de build, definindo as configurações dos planos com código, o que fornece benefícios como código reutilizável, oferece revisões de código, versionamento, e assim por diante. E sabe a melhor parte? Bamboo Specs é nativo do Bamboo, sem plugins ou adição de algo, é só ter o Bamboo que terá acesso a isso. 


Integrações mais juntas entre Bibucket Server e Bamboo

Em seguida, a Atlassian está atravessando e introduzindo as integrações entre Bibucket Server, Bamboo, e JIRA Software Server. Equipes de desenvolvimento já possui benefícios do item de trabalho de rastreamento até JIRA Software para realizar operaçoes como commit e Pull no Bitbucket Server, e builds e implementações no Bamboo.

Tradicionalmente, o link entre JIRA Software e Bitbucket é no nível do commit (i.e commit A pertence no JIRA a trefa ABD-123). No Bitbucket Server 5.0 a Atlassian adicionou níveis de atalhos no repositório permitindo que equipes conectam em um repositório ativo relacionado, como um JIRA project. Atalhos do repositório deixa mais fácil para todos na equipe encontrar e pular para a informações do repositório. Basta Linkar em seu JIRA board, espaço do Confluence, planos do Bamboo, salas Hipchat, ou qualquer coisa que importa a você e que deseja integrar.

Integração Bamboo com Bibucket Server também recebeu alguns upgrades. Atualmente a Atlassian mostra o status do build (e.g pass/fail) nos commit relacionados, branches, e requisições pull no Bibucket Server, mas as equipes foram incapazes de ver as builds em progresso ou builds desencadeadas na criação da requisição pull. Com a adição do build status in-progress e solicitações cientes dos builds no Bamboo, desenvolvedores ganharam mais controle sobre quando suas compilações começam e podem monitorar o progresso dentro do Bitbucket. Isso libera os recursos de agente de build do Bamboo e reduz as build desnecessárias. Melhor ainda, se você não está usando os branches de plano ainda, agora você pode, e sei que cada solicitação pull será gerado um build. 

Fazendo com que DevOps seja possível em sua empresa

Mudando o modo como as suas equipes trabalham, adotando novas ferramentas, e aprendendo novas tecnologias é difícil e não acontece da noite para o dia. Quando você adiciona ferramentas desconectadas, requisitos complicados de conformidade, e escalabilidade faz com que essa mistura "DevOps" seja mais difícil. Não importa quando você está em uma jornada DevOps, Atlassian fornece guias e ferramentas para ajudar você a chegar no sucesso. Se você está pronto para modernizar seus controles de versões e práticas de integração contínua, dê uma chance ao Bitbucket Server/Data Center e Bamboo. 


Venha consultar o nosso time de especialistas para fazer com que o DevOps seja possível em sua empresa

Email: comercial@3layer.com

Fone: +55.11.3847-8933 |55.51.3573-4139 |+55.51.3574-4139|+55.51.8187.0048
Skype: treelayer
Twitter: http://twitter.com/3layer
Slide Share: http://slideshare.com/3layer


Por hoje é isso, até o próximo post. (wink)

  • No labels
Home Novidades Quem Somos O que Fazemos Cases de Sucesso Parceiros Contato 3layer Tecnologia - Todos direitos reservados