Page tree

Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

...

Numbered Headings


Info
titleNesta pagina


Excerpt

Detalhes sobre o tipo Epic.



Panel

CONTEUDO

Table of Contents
maxLevel1
typeflat
separatorpipe

Definição

O tipo Epic é:

Um processo de negócio.

Um épico é um processo de negócio, contendo o ciclo de vida e regras completas de um objeto do sistema.

Em outras palavras, um épico também pode ser visto como uma funcionalidade, ou seja, um conjunto de funções (conjunto de features).

Fazendo uma analogia ao mundo Java EE, cada épico (ou processo de negócio) pode ser implementado por um EJB de Negócio. E, se estendendo essa definição, se percebe que isso está em concordância com a JSR 299. Isso porque (conforme a JSR), os WebBeans possuem um ciclo de vida: o ciclo de vida de um objeto, ou seja, o seu processo.

Falando em negócio, os épicos (funcionalidades) estão possuem relação um-para-um com os épicos do Scrum ou as FeatureSets da FDD.

Em nível de gerenciamento de projeto, os épicos (funcionalidades) são pontos perfeitos para trabalharmos a questão do Earned Value do PMBOK para se fazer a gestão de custos e andamento de cronograma. Pense bem: de que adianta entregar ao cliente meio processo de negócio, ou seja, meia funcionalidade? Assim, ao se pensar em gerenciamento de entregáveis e controle de progresso, as funcionalidades (épicos) são o denominador comum e lógico para o gerenciamento de entregas.

Outra forma de visualizar um épico (funcionalidade) é pensar no conjunto de features operando em grupo. Por exemplo, o conjunto das features "incluir", "editar", "deletar", "pesquisar", "exportar" (...) de uma Nota Fiscal formam o épico "Manter Notas Fiscais".

Finalmente, fazendo uma analogia a um banco de dados, cada tabela no banco de dados pode ser representada como um épico, como Tabela "Cliente" → Épico "Manter Clientes".

Quer saber uma forma fácil de reconhecer um épico ? Use este algoritmo:

  1. Pense em um objeto complexo (uma tela, um relatório, etc.). Por exemplo: Relatório de Vendas Mensais
  2. Agora, coloque um verbo genérico na frente, como "Manter". Por exemplo: Manter Relatório de Vendas Mensais.
  3. Pronto. você tem um épico. E nele, provavelmente você terá as features (descritas no padrão AARO na seção 2.1.3, item "0 - Desejada" da página Features):
    1. Filtrar Relatório de Vendas Mensais Por Dia do Mes.
    2. Filtrar Relatório de Vendas Mensais Por Dia da Semana.
    3. Filtrar Relatório de Vendas Mensais Por Semana.
    4. Filtrar Relatório de Vendas Mensais Por Intervalo de Dias.
    5. Imprimir Relatório de Vendas Mensais em PDF.
    6. Exportar Relatório de Vendas Mensais em em CSV.
    7. Etc, etc, etc.

Para mais detalhes, vide o post https://goo.gl/nPyHW que carateriza toda a relação estrutural de temas, sets, épicos e features em um sistema.


...