Eu sou um administrador do Jira Software há algum tempo e já trabalhei com centenas de instâncias de clientes. Muitas vezes me perguntam: "Como posso obter mais do software Jira?" Eu sempre dou a mesma resposta:  aprenda os  atalhos de tecladoNada melhorará sua velocidade em todo o Jira Software além dos atalhos de teclado. Desde a criação de tarefas, a atribuição de trabalho e até a administração do produto, os atalhos de teclado tornarão você mais rápido e mais confiante em todo o Software Jira.

0. Começando

alhos de teclado funcionam em todo o Jira Software ( e no Confluence ) fora dos campos de texto. O atalho de teclado mais importante é o '?'. O ponto de interrogação traz a ajuda para todos os atalhos de teclado. Abra sua instância do Jira Software, pressione o '?', e confirme que você obterá o diálogo abaixo.

Lista de atalhos Jira Software_keyboard

Dica: se você não visualizar a caixa de diálogo acima, verifique se o cursor não está no campo de texto. Se você vê o '?' quando pressiona a tecla, clique fora do campo de texto e tente novamente. Agora que você pode ver o poder dos atalhos de teclado, vamos dar uma olhada em quatro áreas nas quais podemos otimizar nosso tempo ao usar o Software Jira.

1. Trabalhar com questões individuais

Questões são o conceito central do software Jira. Quanto mais rápido podemos trabalhar com tarefas, mais otimizamos nosso tempo. Onde quer que você esteja no Jira Software e tenha uma tarefa destacada, você pode agir sobre essa tarefa.

JIRA_keyboard_shortcut_key_a -  Atribuir

JIRA_keyboard_shortcut_key_c-  Criar

JIRA_keyboard_shortcut_key_m- Comentar

JIRA_keyboard_shortcut_key_e-  Editar

JIRA_keyboard_shortcut_key_s-  Compartilhar

JIRA_keyboard_shortcut_key_period- Todas as operações de emissão. Use o '.' para fazer a transição de uma tarefa.

Tente!  Selecione uma tarefa na exibição de lista ou em uma placa e pressione uma das teclas acima.

2. Lidar com conjuntos de questões

O próximo passo para dominar os atalhos de teclado é trabalhar com conjuntos de tarefas. Ao pesquisar no Jira Software usando a pesquisa padrão ou com JQL, o Jira Software retornará uma lista de tarefas. Os dois atalhos de teclado mais importantes são 'J' e 'K'.

JIRA_keyboard_shortcut_key_j - Anterior

JIRA_keyboard_shortcut_key_k- Próximo

Você provavelmente está pensando, como 'J' e 'K' representam o próximo e o anterior? As raízes remontam aos primórdios do UNIX, onde J e K mapearam para o anterior e o próximo antes do advento das teclas de seta. Muitos aplicativos da web, como Gmail, Twitter e Tumblr, também usam o mesmo atalho de teclado.

Se combinarmos as teclas 'J' e 'K' com os atalhos da seção anterior, podemos fazer uma triagem rápida de uma lista de tarefas no Jira Software. Usando a visualização de lista, podemos atribuir rapidamente tarefas usando as teclas 'K' e 'A'. Em vez de usar o mouse para clicar em cada edição, podemos permanecer no teclado.
Tente!  Procure por uma lista de tarefas e pressione a tecla 'K'. Você verá a seleção na próxima edição. Pressione um dos atalhos de teclado na seção 1 para trabalhar na tarefa selecionada.

3. Navegue pelo Software Jira

A chave 'G' é seu passaporte para navegar pelo Software Jira. A chave 'G' emparelha com outra tecla para selecionar a tela de destino. Vamos dar uma olhada em como a tecla 'G' funciona:

JIRA_keyboard_shortcut_key_g então JIRA_keyboard_shortcut_key_d - Vá para o dashboard

JIRA_keyboard_shortcut_key_g então JIRA_keyboard_shortcut_key_a - Vá para os Jira boards

JIRA_keyboard_shortcut_key_g então JIRA_keyboard_shortcut_key_i - Vá para a pesquisa de tarefas

JIRA_keyboard_shortcut_key_g então JIRA_keyboard_shortcut_key_g  - Pesquisa administrativa

Onde quer que eu esteja dentro de Jira, a tecla 'G' me pega onde eu preciso ir!
Tente!  Pressione 'G' e depois 'D' (não ao mesmo tempo) para voltar ao painel do Jira Software.

4. Aumente a agilidade

Os três atalhos mais importantes para a agilidade são, sem surpresa,  '1', '2' e '3' .

JIRA_keyboard_shortcut_key_1 - Ir para o backlog

JIRA_keyboard_shortcut_key_2- Ir para sprints ativas ou quadro kanban

JIRA_keyboard_shortcut_key_3 - Ir para relatórios

E você pode fazer ainda mais. Assim como 'J' e 'K' se movem entre as questões, 'N' e 'P' se movem entre colunas em  sprints ativos ou o quadro Kanban .

JIRA_keyboard_shortcut_key_p - Mover para a coluna anterior

JIRA_keyboard_shortcut_key_n - Mover para a próxima coluna

Se você estiver trabalhando em uma tela menor ou em um projetor durante o planejamento da sprint, as teclas 'T' e 'Z' ajudam a otimizar o espaço na tela.

JIRA_keyboard_shortcut_key_t - Ocultar e mostrar a visualização de detalhes para conservar o espaço na telaJIRA_keyboard_shortcut_key_z- Ativar modo de apresentação

Enquanto você está planejando sprints, mova as tarefas para o início da sprint ou do backlog com facilidade.

JIRA_keyboard_shortcut_key_s então JIRA_keyboard_shortcut_key_t - Envie a tarefa selecionada para o topo da lista

JIRA_keyboard_shortcut_key_s então JIRA_keyboard_shortcut_key_b - Envie a tarefa selecionada para o final da lista


Tente!  Pressione "G" e, em seguida, "A" e, em seguida, pressione "1", "2", "3" para alternar entre as diferentes visualizações do Software Jira.

Dica Pro : Pressionar 'Z' duas vezes habilitará um modo de alto contraste ao projetar o Software Jira em uma tela externa durante as sessões de triagem.

Então, largue o mouse e tire mais proveito do Software Jira ficando no teclado. 


Fonte: https://www.atlassian.com/blog/jira-software/4-ways-get-jira-keyboard-shortcuts


Gostou do post? Compartilhe e siga nossas Redes Sociais 


Posts