Nessa série 2, vamos ver os detalhes de um dos relatórios mais utilizados pelas equipes ágeis, para monitorar a eficiência e previsão da entrega do trabalho planejado para um Sprint.
Se você esta acompanhando a nossa série não deixe de ler também a Série 1 - JIRA Software Reports - Version Report

O que é o Burndown Chart ?

O Burndown chart mostra a quantidade de trabalho realizado de um sprint, e o total de trabalho restante para completar. Esse relatório é utilizado para prever as probabilidades do seu time realizar o trabalho estimado dentro do prazo planejado do sprint, mantendo a equipe ciente de qualquer desvio de escopo que ocorra.



Com o Burndown Chart você vai poder prever alguns padrões de como o seu time esta trabalhando, obtendo informações como por exemplo:

  • Se o time está constantemente finalizando o sprint antes do prazo estimado, é porque eles podem não estar tendo trabalho suficiente, a estimativa de capacidade do tamanho do sprint deve ser ajustada.
  • Se o time está desviando da previsão da sprint, é porque podem estar com trabalho em excesso, a estimativa de capacidade do tamanho do sprint deve ser ajustada.
  • Se a linha do Burndown faz uma queda ingrime ao invés de um Burndown mais gradual, é porque o trabalho não foi estimado com precisão ou dividido corretamente.
  • Se o Product Owner adicionar ou alterar o escopo no meio do Sprint, será percebido facilmente pelo desvio da linha vermelha que representa a quantidade de trabalho remanescente do sprint.

A importância da estatística da estimativa

A estatística da estimativa é a unidade de medida que o seu time irá utilizar para estimar o trabalho das atividades para o sprint. No JIRA Software você pode estimar o trabalho utilizando story points, horas, ou ainda pode criar sua própria unidade de estatística numérica (através da criação de um campo customizado do tipo numérico no JIRA).

Essa estatística é importante porque ela é usada para calcular a velocidade do time. Para cada sprint, a velocidade é a soma da estatística da estimativa das Stories concluídas. Se o seu time mantém uma velocidade constante, você pode utilizar essa métrica para determinar a quantidade de trabalho que eles podem suportar a cada sprint.

Qual a diferença entre estimar em Story Points e Horas para o Burndown Chart ?

Tradicionalmente, os times de software estimam o trabalho utilizando um formato de tempo, horas, dias, semanas e meses. No entanto, muitos times ágeis estão fazendo a transição gradual para utilizar story points. O JIRA software suporta ambos os formatos para que você possa utilizar aquele que sua equipe se sinta mais confortável.

A grande diferença na exibição do gráfico Burndown Chart quando se utiliza uma estimativa ou outra é:

  • Utilizando Story Points, você terá o controle do trabalho remanescente para completar o sprint no Burndown através de uma única linha guia, a Red line, que vai controlar a quantidade de story points completados e consequentemente os story points restantes para conclusão do sprint.


  • Utilizando Horas, você terá o controle do trabalho remanescente para completar o sprint no Burndown através de uma duas linhas guias, a Red line que vai controlar a quantidade de horas restante para completar o sprint e a Green line que vai controlar a quantidade de trabalho já executado no sprint.

Compreendendo o Burndown Chart

Vamos compreender o que significa as principais informações a serem monitoradas no nosso gráfico.

  1. Estimation Statistic: O Eixo vertical representa qual a estatística de estimativa que está sendo utilizada, exibindo ao topo a quantidade total estimada para o seu sprint.
  2. Remaining values: A linha vermelha representa a quantidade total de trabalho restante no sprint, de acordo com as estimativas da sua equipe.
  3. Guideline: A linha cinza mostra uma aproximação de onde a sua equipe deveria estar para conseguir completar a estimativa da sprint planejada de forma linear. Se a linha vermelha estivar abaixo da Guideline, parabéns, o seu time esta se mantendo no trilho para completar todo o trabalho até o final da sprint. (info) isso não é infalível, é apenas mais uma informação a ser usada durante o monitoramento do progresso da equipe.

O que pode ocorrer para que a minha Guideline não seja exibida ?

Após experienciar algumas sprints, me deparei com alguns cenários em que a minha Guideline simplesmente não era exibida no gráfico, Com algumas simulações depois, pude notar algumas das causas disso estar ocorrendo, e abaixo compartilho com vocês para que possam ter ciência e evitar esses cenários que fazem sua Guideline desaparecer.


Causas

Podem haver algumas possível causas:

  • Esse é um comportamento esperado se o sprint foi iniciado antes de haver qualquer tarefa atribuída ao sprint.
  • Outra causa seria iniciar o sprint com tarefas sem estimativa alguma, e essas estimativas forem realizadas após o inicio do sprint.
  • E a terceira causa seria, se as tarefas tivessem um release date anterior a data de inicio do sprint, isso faz com que eles sejam adicionados ao sprint após sua data de inicio, e com isso a Guideline não será carregada corretamente.

Conclusão

O Burndown Chart é o relatório mais usual no dia a dia para rastrear se sua equipe está nos trilhos para cumprir a estimativa de entrega do sprint. Porém, alguns pontos são de extrema importância para que esse relatório realmente seja eficiente. Para isso comece escolhendo a estimativa de estatística que melhor sua equipe esta familiarizada, realize no momento correto o sprint planning para evitar que sprints iniciem sem tarefas, ou com tarefas sem estimativas, pois vimos que isso pode causar a perda da referência do Guideline e desvirtuar toda a análise de desempenho do seu time no sprint. Por fim, mantenha todos envolvidos cientes da trilha do Burndown para garantir o sucesso de entrega do seu sprint. Excelente planejamento a todos (big grin)

Fonte: https://confluence.atlassian.com/jirasoftwareserver/burndown-chart-938845620.html


Gostou do post? Compartilhe e siga nossas Redes Sociais 


Posts