Confluence e JIRA Software são como bacon e ovos, Simon e Garfunkel, vinho e queijo. Separados, são bons. Juntos eles são muito bons. De fato, mais da metade das equipes do JIRA Software já utilizam o Confluence como complemento do JIRA e seu conjunto de ferramentas de desenvolvimento ágil.

Existem várias boas razões para adicionar Confluence ao JIRA Software, mas aqui estão cinco delas:

  

1. Um lugar único para toda a documentação

Toneladas de trabalho entram em um projeto de software, requisitos de produtos, planos de projeto, documentação técnica, especificações de projeto notas de reunião de sprint...a lista é quase infinita. Enquanto JIRA é grande em ajudar a sua equipe a planejar e controlar todo o trabalho que vai em seu software, Confluence lhe dará um único lugar para organizar todo o conteúdo adicional que é criado ao longo do caminho.

Confluence elimina a necessidade de armazenar documentação em vários locais como unidades compartilhadas ou pastas Word. Com o Confluence, você pode organizar sua documentação em espaços para cada um de seus projetos ou equipes e vincular esses espaços aos seus projetos relacionados no JIRA.

Cada espaço tem uma hierarquia de conteúdo que faz sentido, além de espaços acessíveis a qualquer pessoa da equipe. Isso significa que sua equipe sempre saberá exatamente onde procurar quando precisar de algo. Além disso, integrar novos membros será mais fácil, porque toda documentação histórica está lá.

2. Quebra as barreiras de comunicação


Ao desenvolver um software, encontrar um consenso nem sempre é tão fácil. Especialmente quando se trata de decisões técnicas ou requisitos do produto. Com muitas partes envolvidas, a velocidade, transparência e qualidade torna-se cada vez mais difícil. Esta dificuldade é ampliada quando os membros da equipe são sugados para debater questões por e-mail, onde informações valiosas são "enterradas" e o contexto é perdido.

Confluence mantém sua equipe na mesma página - Literalmente! Com os modelos de requisitos prontos para usar, você pode reunir suas necessidades da equipe usando o editor colaborativo e negociar detalhes com as partes interessadas usando comentários in-line. Quando você concorda com os requisitos finais, fica fácil converte-los em issues no JIRA com apenas alguns cliques diretamente do Confluence. Em vez de colaborar com mockups de design em uma ferramenta, tarefas de desenvolvimento em outra, e stories em outra, você pode trazer todo esse trabalho para o Confluence.


3. Mantenha você (e seu processo) avançando

Enquanto o JIRA garante que sua equipe tenha fluxos de trabalho padronizados para manter sua equipe e processos funcionando sem problemas, o Confluence ajuda a manter sua equipe alinhada ao longo do caminho.

A maioria das equipes ágeis passa por quatro etapas principais ao desenvolver software. Veja como você pode usar integrações entre JIRA e Confluence para fazer a transição entre eles sem problemas.

  • Define (Definir) - Padronizar os requisitos do produto no Confluence e acompanha e gerencia as alterações à medida que elas evoluem ao longo do tempo.
  • Plan (Planejar) - Transforme os requisitos em stories no JIRA, com um único clique para iniciar o desenvolvimento, mantendo a rastreabilidade de volta às suas necessidades.
  • Release (Lançamento) - Crie e documente decisões técnicas no Confluence e publique notas de lançamento (release notes) automatizadas e altere logs que refletem no JIRA.
  • Improve (Melhore) - Reflita e melhore seu processo executando retrospectivas com um template no Confluence de como foram suas Sprints.

Em cada etapa você tem rastreabilidade em todo o seu trabalho e documentação adequada para quando necessário.

4. Reduza a mudança de contexto Otimizando tempo


Confluence ajuda a manter sua equipe produtiva. O Confluence incorpora automaticamente os novos problemas do JIRA e nos seus documentos de requisitos relacionados, por isso é fácil para seus gerentes de produto manter-se atualizados sobre o andamento do trabalho em equipe de desenvolvimento sendo rastreado no JIRA.

Por outro lado, seus requisitos e outras páginas do Confluence são automaticamente vinculados a seus epic e issues no JIRA, para que os desenvolvedores possam obter todo o contexto de que necessitam sem quebrar seu fluxo.

Não importa em qual ferramenta você utiliza, você tem o contexto do que está trabalhando, e rastreabilidade total. Isso significa menos dores de cabeça ao acompanhar tudo e uma maior eficiência para sua equipe, dia após dia.


5. Forneça visibilidade em seus projetos de software

Ninguém quer gastar seu tempo constantemente relatando o status de seu projeto de software. Os modelos de relatórios no JIRA facilitam a criação de relatórios destinados a essa finalidade no Confluence pelas equipes de desenvolvimento que detalham seus últimos lançamentos rastreados no JIRA. Você pode criar um relatório de status dinâmico que mostra o andamento da versão atual, ou um log de mudanças estático, que exibe o que foi alterado entre as versões mais recentes.

Esses relatórios personalizáveis permitem dar as partes interessadas um instantâneo report do progresso da equipe de desenvolvimento, com apenas alguns cliques.


Juntos, JIRA e Confluence, obviamente oferecem uma solução poderosa, perfeitamente integrada para o seu próximo projeto de software. Juntos, eles podem ajudar suas equipes de desenvolvimento a trabalhar mais rápido, comunicar de forma mais eficaz e manter a documentação organizada e facilmente acessível.


Gostou do post? Compartilhe e siga nossas Redes Sociais 


Posts