Skip to end of metadata
Go to start of metadata


017.09.22 - Escalar práticas ágeis com programas no Portfolio for Jira

Julio Cesar Silveira
julio@3layer.com.br

Para "escala ágil" com sucesso, as organizações precisam saber como o desenvolvimento de software está rastreando as prioridades das empresas. Isso dá visibilidade aos executivos sobre o status e o progresso dos projetos, e ajuda os gerentes de projetos a dormir à noite. A parte complicada, no entanto, é descobrir como vincular o desenvolvimento ágil a produtos de alto nível..

A Atlassian, acredita que o primeiro passo é uma ter base sólida em práticas ágeis. O segundo passo é entender como combinar suas ferramentas com as necessidades ágeis da sua organização. Como você deve agrupar fluxos de trabalho? O que você quer ver em um relatório? Responder a estas perguntas ajudará todas as grandes empresas a "escalar ágil", relacionar o desenvolvimento com as estratégias de negócios e garantir que as equipes estejam alinhadas para oferecer software valioso aos clientes.


Apresentando programas no Portfolio forJira

Programas, um novo recurso no Portfolio for Jira, oferece uma visão agregada dos múltiplos planos. Um plano é um roll-up de itens de trabalho das equipes e projetos; pense em planos como uma maneira de rastrear fluxos de trabalho, como móveis ou plataformas. Ao usar programas, gerentes de programas, líder de produtos e executivos podem ver como esses diferentes fluxos de trabalho estão rastreando prioridades de negócios de alto nível, todos com dados do Jira Software.

OBS: os programas não devem ser confundidos com o termo programa do SAFe. Mas pode ser usado para suportar um método SAFe. Confira nosso white paper para aprender sobre como usar as ferramentas Atlassian com SAFe.

Na Atlassian, um dos gerentes de desenvolvimento, Niall O'Riordan, usa o recurso de programas para rastrear o trabalho em quatro planos (ele espera adicionar um quinto plano em breve). Niall está preocupado em responder perguntas como, sobre o que todos estão trabalhando? E, o que está indo bem? O que não está indo bem? No final do dia, é sua responsabilidade ver como o trabalho em andamento está sendo rastreado, corrigindo, se necessário, e comunicando outras partes interessadas com atualizações de status importantes.

Niall estabeleceu seus planos para representar uma função diferente e/ou produto da família de produtos Jira: Jira Software, Jira Service Desk, Portfolio for Jira, ecossistema e integrações. Cada plano extrai fontes apropriadas do Jira Software. Niall gosta de usar quadros(boards) para rastrear o progresso de suas equipes, por exemplo, o plano da Jira Service Desk puxa três quadros diferentes e representa três equipes diferentes no time de desenvolvimento do Jira Service Desk. Niall usa este plano para obter visibilidade de todas as equipes para entender dependências e gerenciamento de recursos. Mas todos os produtos da família Jira funcionam dentro da mesma base de código, o que significa que a equipe da Jira Service Desk se sobrepõe com a equipe de integrações e, mais importante, todas as equipes que o Niall está rastreando têm sobrepostas prioridades de negócios de alto nível que eles estão trabalhando.

Uma das principais características do Portfolio for Jira é a hierarquia de questões ilimitadas. Na realidade, isso significa que você pode atribuir itens de trabalho a uma hierarquia de tarefas acima dos épicos. Na Atlassian chamamos este nível de "iniciativas", mas muitas empresas adicionaram novos tipos de problemas para combinar com a própria terminologia da empresa. O banco holandês, ABN AMRO, é um excelente exemplo disso. Eles usam dois níveis acima dos itens de trabalho épico para agrupar em fluxos de valor e, em seguida, unidades de negócios. Eles nomeiam fluxos de valor "episodes" e "sagas" de unidades de negócios.

Niall, como o ABN AMRO, aproveita a hierarquia de questões ilimitadas e chama o nível acima dos épicos, iniciativas. Para Niall, as iniciativas refletem grandes rochas, objetivos estratégicos de alto nível, que possuem uma data final. As iniciativas podem se espalhar por vários planos, razão pela qual os programas são tão importantes. É com programas que você pode ver como as iniciativas seguem vários planos. No programa da família Jira de Niall, ele tem cada plano em seu próprio campo de visão e analisa o cronograma de trabalho de sua equipe no nível da iniciativa. Quando ele clica em uma iniciativa na visão do programa, destaca a iniciativa para cada plano e mostra o progresso do trabalho para essa iniciativa em cada plano. E para uma visão rápida de como as coisas mais granulares estão sendo rastreadas, o Niall usa a visão zero sobre um plano, entregas e tempo tem seu progressos ajustados usando este filtro.

A outra visão em programas, chamada visão de escopo, inclui uma tabela de escopo de todas as iniciativas em um programa. A exibição do escopo permite que você navegue na árvore de hierarquia das tarefas, mesmo que as tarefas sejam de diferentes quadros, projetos ou planos. Isso dá a alguém como Niall uma maneira de ver os trabalhos menores que podem ser um risco e causar um atraso nas prioridades comerciais maiores. Por exemplo, se Niall percebe que uma iniciativa está em progresso com uma data de vencimento agendada que se aproxima rapidamente, mas apenas 15% do trabalho completo, Niall pode ver quais épicos estão atrasados e por quê.


E, ao invés de ter que analisar os detalhes da tarefa em outra guia, Niall usa os detalhes da tarefa dentro do escopo para ver dependências e fatores de agendamento. Todos os dados importantes do Jira Software que de outra forma ele precisaria pegar estão em uma única visão; Não há mais suposições ou analises de links no Jira Software usando JQL ou uma ótima memória. Niall tem toda a informação que ele precisa para saber o que está indo bem e se não, o por quê.

Concentre-se no que interessa com portfólio for Jira

Niall é um excelente exemplo de um caso de uso simples para programas. Ele quer obter visibilidade sobre o que está indo bem e o que não esta. Se algo não parece direito, como os itens de trabalho na visão de escopo são todos azuis você deve ver algum verde e amarelo, assim Niall tem a informação para diagnosticar o que está errado e ação correta, como entrar em contato com o responsável pelo épico.

Se ele precisar chamar a atenção de um grupo maior, ele tem o benefício adicional de um programa que atua como um relatório de alto nível que é digerível e facilmente compartilhado. Isso funciona bem para o check-in ad hoc com um executivo, mas também para atualizações de status recorrentes, como em uma reunião diária do scrum. Niall só precisa mostrar as diferentes visualizações de programas para se comunicar em um alto nível, como o trabalho está sendo rastreado. E uma vez que tudo está conectado em tempo real aos dados do Jira Software, você sabe de tudo o que você está procurando de forma estantanea sobre como o desenvolvimento ágil está rastreando as prioridades das empresas.


Email: comercial@3layer.com
Fone: +55.11.3847-8933 |55.51.3573-4139 |+55.51.3103-5950
Skype: treelayer
Twitter: http://twitter.com/3layer
Slide Share: http://slideshare.com/3layer




  • No labels
Home Novidades Quem Somos O que Fazemos Cases de Sucesso Parceiros Contato 3layer Tecnologia - Todos direitos reservados