Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Resumo

ObjetivoDemonstra como configurar a IDE Intellij para usar os padrões de desenvolvimento do 3PUP, como formatação de código, informações de copyright e outras.
AplicaçãoDesenvolvedores do projeto 3PUP que façam uso da IDE Intellij para progarmação

Tarefas Relacionadas

T-9226 - Getting issue details... STATUS

T-9214 - Getting issue details... STATUS

Informações

Palavras-chave

, , ,

Referências


Procedimento

Cenário

Voce é um programador que deve utilizar o Processo 3PUP para desenvolver código-fonte e usa o IntelliJ como IDE. Porém, seu IntelliJ não está ou voce não sabe se está configurado adequadamente para os padroes do 3PUP.

Para sanar isso, siga este procedimento.

Procedimento

1 - Baixe o Arquivo ZIP de configurações do Processo 3PUP

2 - Salve o arquivo em qualquer diretório de sua máquina local. Recomenda-se que esse diretorio seja c:\trabalho\padroes\3pup\intellij


3 - Descompacte o arquivo, que deve conter um conjunto de arquivos de configurações e scripts:

4 - Navegue na pasta descompactada:

Os scripts são feitos em Groovy, portanto voce deve ter o Groovy instalado e configurado no Path do seu Sistema Operacional. Também um port de arquivos Batch está disponível para usuários Windows.

Também existe um arquivo JAR contendo 100% das configurações do 3PUP para o Intellij. Porém, este arquivo somente deve ser usado caso os scripts não funcionem para voce. Se for esse o caso, vide Exporting and Importing Settings do proprio fabricante.

5 - Execute o script de configuração:

    • Se voce for usuário Windows, basta dar um duplo-clique no arquivo setIntellijSettings3PUP.bat
    • Se foce for usuário Linux, deve abrir um prompt de comando e navegar até essa pasta, e então executar o comando groovy setIntellijSettings3PUP.groovy config_intellij_3pup

7 - Pronto, sua IDE Intellij está pronta para desenvolver projetos no padrão 3PUP.

8 - Caso voce queira validar se este procedimento deu certo, então navegue ate sua pasta de usuario (no Windows é C:\Users\Seu Nome) e dentro dela deve existir um diretorio de configuraçao do Intellij. Entre nesse diretorio e veja se na pasta config dele, existe o arquivo idea.properties com uma entrada apontando para o diretorio de configuracoes do passo #4. Em outras palavras, deve ser algo como:

Múltiplas versões do Intellij Instaladas

Caso voce tenha mais de uma versao do Intellij instalado, podem existir varios diretorios do Intellij dentro do seu perfil de usuário. Nao se preocupe. Os scripts aplicam as configuracoes em todos eles.


9 - IMPORTANTE: O script que seta essas configurações automaticamente gera um backup na pasta do Intellij caso o arquivo idea.properites ja exista. O nome do arquivo de backup neste caso é idea.properties.BACKUP caso voce precise restaurar suas antigas configuracoes. Pra saber mais sobre esse arquivo, vide os links relacionados.

10 - Caso voce deseje limpar as configuracoes aplicadas, voce pode invocar o arquivo clearIntellijSetting.bat ou o equivalente em Groovy, conforme descrito no Passo #5.

11 - Fim.

Observações
  • Em caso de dúvida, crie uma Question com o label 3pup
  • Para saber mais sobre configurações no IntelliJ, acesse a pagina Tuning IntelliJ IDEA no site do fabricante.