Detalhes sobre o tipo Set.



CONTEUDO

Definição

O tipo set é:

Um serviço oferecido pelo sistema.

Ou, em palavras mais diretas, é um serviço composto de um ou mais épicos que colaboram entre si para entregar um propósito de objetivo comum no sistema.

Este serviço é, na prática um agrupamento lógico de processos de negócio, onde cada processo em si é um é representado por um Épico. No mundo da Java EE e Design Patterns, um set é interpretado com uma "fachada" (ex. EJB de Fachada), onde cada cada uma das suas operações está diretamente mapeada para função de negócio dentro de um dos épicos que ele agrupa.

Sets são também visualizados no mundo de desenvolvimento como operações acessíveis e agrupadas em um WebService/REST. Um set é um elemento altamente coeso e relaciona-se fracamente com outros sets no sistema.

Em nível de negócio, é possível dizer que os serviços são os "conjuntos de funcionalidades" expostas pelos módulos do sistema.

Em nível de gerenciamento de projetos, os sets (ou serviços) são pontos perfeitos se eleger os "Chief Programmers" (que a Metodologia FDD defende), onde cada serviço (set) é destinado à uma equipe de projeto e liderado por um (chefe) Analista ou Projetista, o qual pode evoluir e desenvolver seus grupos de processos relacionados (sets) sem impactuar o restante dos times de trabalho, que por sua vez trabalham em outros grupos de processos (sets) dentro ou fora do seu módulo.

Ou, ainda, em outras palavras, um set é um conjunto de épicos inter-relacionados.

Para mais detalhes, vide o post https://goo.gl/nPyHW que caracteriza toda a relação estrutural de temas, sets, épicos e features em um sistema.