Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Nesta pagina

Detalhes sobre o tipo Theme.

CONTEUDO

1. Definição

O tipo theme é:

Um módulo do sistema.

Um tema representa parte independente e auto-contida do sistema ou, em palavras simples, é um módulo composto de Sets.

Cada módulo deve ser concebido para ser isolado dos outros, de forma que seu funcionamento seja transparente, ou seja, quem está fora dele apenas enxerga os resultados finais produzidos pelos seus Sets que o compõem.

No mundo Java EE, por exemplo, um tema é um típico arquivo .JAR ou .WAR, que pode ser implantado e funcionar independentemente de outros temas/módulos.

É dentro do tema que estão encapsuladas as funcionalidades do sistema na forma de serviços (para isso, vide o tipo Set). Temas organizam o sistema em partes separadas que podem ser implantadas isoladamente sem afetar (ou afetando muito pouco) o restante das outras estruturas.

Em nível de negócio, do dia-a-dia, um tema é uma área de domínio funcionalmente independente da aplicação. Ela possui, por si só, todas as suas regras e controles dentro de si e está relacionada muito fracamente com outros temas. De fato, um bom projeto lógico deveria criar dependências de temas (módulos) apenas com outros outros temas (módulos) de base (chamados então de Commons Themes) e nada mais. Ou, quando isso não for possível (ex.: um módulo de Vendas que depende de um módulo de Estoque), essas não deveriam ser dependências circulares.

Também é possível dizer que um tema é o agrupador de mais alto nível de um sistema, e corresponde ao nível zero da WBS de um projeto.

Para mais detalhes, vide o post https://goo.gl/nPyHW que carateriza toda a relação estrutural de temas, sets, épicos e features em um sistema.

  • No labels